Espírito Santo 

 “O Espírito Santo, pela sua graça, é o primeiro no despertar da nossa fé e na vida nova que consiste em conhecer o Pai e Aquele que Ele enviou, Jesus Cristo”( CIC 684)

No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Este Amor enche nossas almas no Batismo e por Sua ação somos capazes de amar a Deus e ao próximo. Ele nos ajuda a cumprir nosso compromisso de vida com Jesus, constrói, santifica, dá vida e unidade à Igreja. É por Ele, com Ele e Nele que acontece nosso chamado e nossa resposta. Ele é o Santificador, nos inspira a entregamos nossas vidas a Deus, Ele mesmo nos move, orienta e conduz no anúncio do Evangelho com alegria.

O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o Santificador, o Deus-Dom, Deus-Amor. 

Ao falarmos sobre o Espírito Santo percebemos o quanto ainda Ele é pouco "conhecido, amado e adorado" como nos lembrava a Beata Elena Guerra.

O Espírito Santo, é uma Pessoa, Pessoa Divina, com a qual nos relacionamos, assim como são o Pai e o Filho. "Esta Pessoa divina procede do Pai e do Filho ao mesmo tempo (Jo 14, 26-27) embora distinta de Um e de Outro. Desde toda a eternidade, o Pai gera o Filho e o ama com amor infinito e imutável. Também desde toda a eternidade o Filho é gerado pelo Pai e o ama com um amor igualmente infinito e imutável. Esse Amor mútuo do Pai pelo Filho e do Filho pelo Pai é precisamente o Espírito Santo." Assim explica Alexis Riaud, e continua: " Ele é esse laço inefável que une entre si o Pai e o Filho, que nos une a Cristo e nos une uns aos outros em Cristo, e que por Cristo nos conduz ao Pai, introduzindo-nos assim no íntimo da Santíssima Trindade."

Podemos então nos perguntar, onde habita o Espírito Santo, Pessoa divina, para que possamos amá-Lo e Adorá-Lo? E São Paulo responde na Primeira Carta aos Coríntios 3,16: "Acaso não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito d'Ele habita em vós?" . Essa afirmação nos enche de alegria pois ao refletirmos nossa vocação, como servos do Espírito Santo somos chamados a ser canal da graça e a ação do Espirito Santo no mundo.

“Deus prometera, por meio dos profetas, que nos últimos tempos derramaria o seu Espírito sobre seus servos e servas para que recebessem o dom da profecia. Por isso, o Espírito Santo desceu sobre o Filho de Deus, que se fez Filho do Homem, habituando-se com ele a conviver com o gênero humano, a repousar sobre os homens e a morar na criatura de Deus. Assim renovava os homens segundo a vontade do Pai, fazendo-os passar de sua antiga condição para a vida nova em Cristo” (Santo Irineu).