Modalidades de Pertença

Na missão servos do Espírito Santo há quatro tipos de pertença:

  • Comunidade de vida: São consagrados que doaram tudo a Deus, seu tempo, sua vontade, sua vida para dar-se inteiro à Deus . Moram na casa de missão da comunidade, vivem da Providência e dedicam todo seu tempo, todas as suas energias e tudo que for necessário para missão. Configurados ao carisma que é anunciar o Evangelho com alegria para que Cristo seja tudo em todos, buscam primeiramente viver essa realidade profética em suas próprias vidas, testemunhando a Cristo vivo e ressuscitado em todos os âmbitos e realidades apresentadas pela força da missão e do chamado recebido e assumido.

 

  • Comunidade de aliança: São consagrados que vivem a mesma consagração que os consagrados de vida, com a mesma responsabilidade em viver os princípios e pilares da comunidade, para assim bem viver o carisma, porém com a possibilidade de morar em casas fora da casa de missão e de trabalhar no meio secular, fazendo desse ambiente campo para a missão.

 

  • Famílias missionárias: São pessoas que bebem do carisma e participam juntamente com os consagrados das missões e eventos dependendo da disponibilidade de cada um. Além disso, tem uma missão específica de levar a devoção ao Espírito Santo e a Virgem Santíssima através do terço em família e saindo em missão com o terço semanal nas famílias onde o Espírito Santo os enviar.

 

  • Amigos da comunidade: São amigos que caminham juntamente com a comunidade , contribuindo com o tempo, financeiramente ou através do trabalho em missões específicas ou no cotidiano da missão. São anjos enviados por Deus e muitas vezes as mãos da Providência que chegam à comunidade.